A Saúde Mental das Mamães nos Tempos de Coronavírus (COVID-19)

A gestação já nos traz tantos sentimentos intensos e agora juntamente ter que lidar com o medo e as incertezas pelas consequências na saúde mundial e pela economia, causadas pela pandemia do coronavírus não é fácil pra ninguém. No entanto, passar por tudo isso nos deixará mais fortes e resilientes.


Primeiro, é importante ter em mente que cada um reage de uma maneira. Não dá pra exigir que todos tenham as mesmas reações, por isso não é hora de se cobrar tanto. Respeite isso!


Embora as consultas regulares com o obstetra seja indispensável para a saúde física da mãe e do bebê, o lado emocional também merece muita atenção.


As consequências do estresse e ansiedade podem ser:


  • O medo aumentado de ficar doente ou que pessoas próximas fiquem

  • Dificuldade de concentração

  • Insônia, distúrbio do sono

  • Alteração do apetite

  • Nervosismo, irritação

  • Dores de cabeça, musculares e estomacais

  • Inclusive descompensação das doenças crônicas e aumento do consumo de álcool, cigarro e até outras drogas

Mamães ansiosas tendem a ficar mais inseguras em relação aos cuidados com o bebê e com o próprio desempenho como mães, isso pode prejudicar diretamente o vínculo com a criança. Então, todo cuidado é pouco. Afinal, esse deve ser naturalmente um momento de felicidade, e não de aflição, intervenções como psicoterapia ajudam bastante no controle dos sintomas ansiosos, e em casos leves e até moderados, por muitas vezes, são suficientes.

A saúde mental é um ponto a ser contemplado com cuidado e atenção, visto que afeta também o estado imunológico. Há um ramo hoje na ciência chamado Psiconeuroimunologia, que fala a respeito ao funcionamento cerebral, do sistema imunológico e comportamental. Uma pessoa pode, por exemplo, ter diminuída a eficiência do sistema imunológico precisamente como resposta a estressores psicossociais e aumentar a probabilidade de adquirir uma enfermidade.

O gerenciamento da sua saúde mental e o seu bem-estar psicossocial durante este momento, não só gestacional, mas como num todo, é crucial para que você possa manter sua saúde física também.


E como lidar com tudo isso da maneira mais saudável possível?


  • Reserve um tempo para ouvir música, assistir TV com programa de entretenimento, ler algum livro. Se afaste um pouco das enxurradas de notícias.

  • Respire fundo, use aplicativos que guiam meditação e exercícios físicos em casa.

  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.

  • Esse é o momento de investir em hobbies. Talvez você descubra um talento escondido em você!

  • O isolamento é físico. Mantenha contato com amigos e familiares pelos recursos disponíveis pela internet!

  • Estabeleça uma Rotina e tarefas diárias, próxima a que você já fazia.

  • Converse com seu bebe, explique para ele o que você está sentindo, diga a ele que tudo é muito novo, por isso suas reações podem ter se intensificado.

  • Mantenha uma rotina de sono regular.

  • Crie oportunidades para ampliar histórias positivas, úteis e imagens positivas.

  • Certifique-se que a situação atual não terminará da noite para o dia e o seu papel é focar no longo prazo em vez de respostas de curto prazo para a crise.

  • Se você tem alguma doença ou síndrome, certifique-se de que seus medicamentos estão disponíveis para uso. Ative ainda seu grupo de amigos para pedir ajuda caso necessário e mantenha contato com seu médico.

  • Durante esse período de estresse, esteja atento a seus sentimentos e demandas internas. Envolva-se com atividades saudáveis e aproveite para relaxar.


Larissa Pires
Psicóloga
CRP: 12/15739

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